segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

À descoberta de Coentros!


Quando ainda na condição de imigrante, nas férias de Verão,
a visita à casa dos Tios de Lisboa tinha uma maravilhosa conotação gastronómica!
Quando eu ainda era pequena, mais pequena em altura que o Tio Tó,
vê-lo cortar tão fina e delicadamente o presunto, fazia-me atribuir-lhe uma medalha de honra - ainda por cima reconhecida por todos os adultos de então...
Quando ainda era pequena, e todos juntos em pinha nos juntávamos na sala de jantar e a dimensão da sala parecia enorme...o cheirinho a bacalhau a brás era a especialidade que todos ansiávamos que estivesse no cardápio festivo!!! E mais uma vez, só o Tio Tó conseguia mostrar um dom especial para cozinhar este prato que em Dijon raramente me lembrava de comer!
O Tio Tó era um mágico da cozinha portuguesa, ou em Portugal...e sobretudo de Lisboa!
O tempo passou e novas descobertas fui fazendo, e que hoje são pequenas grandes referências das minhas preferências, tal como...os Coentros!
Foi com este grande Chef que descobri que os coentros misturados com tomate e pepino eram divinais!!! Esta descoberta levou-me a venerar todas as especialidades com coentros, como carne de porco a alentejana!
Como todos sabem, sempre cresci com uma boa consistência física...e a fama de "boa boca" dificilmente abandonou as intenções do meu querido tio: pois sempre que me deslocava a Lisboa para fazer formações, e ficava alojada no bem bom dos miminhos dos meus tios de Lisboa, não havia refeição que o Tio Tó não fizesse sempre jantar a dobrar para a sobrinha:)
Chegava a servir-me 3 vezes o prato argumentando "Não quero que vás dizer aos teus Pais que não te alimentaste na minha casa!"
Meu Tio sempre me tratou preocupado com o meu desenvolvimento, no entanto já estagnado...
Mas eu comia, com muita satisfação!
Porque mais que nutrientes, aquela refeição tinha muito carinho e dedicação; era uma forma de ele demonstrar a sua amizade por mim.
Meu rico Tio, ainda bem que comi até não puder mais o teu assado com ananás!
E os coentros serão sempre um ensinamento que me deixaste!

Sem comentários:

Enviar um comentário